4 dicas essenciais de como fazer networking sem erros

ocê já percebeu que pessoas bem relacionadas estão bem colocadas no mercado e fechando bons negócios? O motivo disso é que elas sabem como fazer networking. O termo remete a uma rede de contatos profissionais na qual a troca de conhecimentos e experiências é constante e produtiva para todos.

Investir em relações com outros profissionais e empresas da sua área permite identificar oportunidades, fortalecer a imagem profissional e alcançar resultados mais expressivos.

Para ajudá-lo a impulsionar sua carreira como representante comercial, separamos 4 dicas valiosas de network que você precisa conhecer e colocar em prática o quanto antes. Confira!

1. Participe de eventos

Marcar presença em eventos corporativos, como simpósios, congressos, palestras e feiras, é uma das melhores formas de fazer networking. Afinal, todos as pessoas que estão nesses locais têm objetivos em comum: adquirir mais conhecimento, expandir a rede de contatos e desenvolver parcerias profissionais.

O ideal é chegar com certa antecedência para se ambientar e começar a fazer os primeiros contatos. Se possível, tenha em mente quem você deseja conhecer no evento. Também é importante se movimentar, pois não há como fazer networking ficando apenas em um canto, sem interagir com os outros participantes.

Procure continuar no local após o encerramento, pois nessa hora as pessoas estão mais propensas a conversar. Comente sobre os assuntos abordados no evento, estimule o diálogo e, posteriormente, ative essa conexão em suas redes sociais para aprofundar o relacionamento.

2. Identifique prospects

Prospects são pessoas que demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço, ou seja, clientes em potencial. Lembre-se de que o ideal é focar na qualidade e não na quantidade de pessoas da sua rede de contatos profissionais. Invista em conexões que sejam relevantes para você e tragam algum tipo de retorno.

Para tanto, faça perguntas abertas durante as conversas, isto é, aquelas que estimulem a outra pessoa a expor suas ideias e opiniões (e não a responderem apenas com “sim” ou “não”). Trata-se de uma excelente forma de identificar prospects e criar conexões mais profundas.

3. Mantenha a rede de contatos ativa

Toda conexão só sobrevive se há interesse mútuo. Sendo assim, é imprescindível alimentar sua rede de relacionamentos. Mantenha o contato demonstrando interesse pela vida profissional da outra pessoa, convidando-a para eventos e interagindo com interesse. Além disso, faça perguntas relevantes para obter respostas igualmente significativas, que ajudem a ter mais conhecimento e compreender a realidade de outros empreendedores.

Mas esse contato deve ser feito com moderação. Caso contrário, parecerá insistência, sendo que a outra pessoa automaticamente perderá o interesse e passará a evitar contato com você.

4. Crie oportunidades

Mostre-se útil e ajude antes de pedir algo em troca. Sempre que possível, ofereça auxílio e demonstre ser prestativo, mesmo que esteja ocupado. Isso cria um círculo virtuoso, pois é uma atitude contagiante e que estreita os laços. Assim, certamente seus contatos passarão a oferecer ajuda quando você também precisar, criando oportunidades excelentes de negócio.

Agora que você já sabe como fazer networking, comece agora mesmo e não perca mais tempo, pois essa é uma estratégia extremamente eficaz para seu desenvolvimento profissional e o crescimento na carreira. Quanto antes começar, maior será sua rede de contatos e mais oportunidades conseguirá aproveitar.

Quer mais dicas sobre como melhorar seu desempenho profissional? Então, assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre o assunto!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!