4 dicas de fidelização de clientes para representantes comerciais autônomos

E se você descobrisse agora que está se dedicando aos objetivos errados em seu negócio? Esse é o caso de muitos representantes comerciais focados apenas em atrair consumidores novos, deixando de lado estratégias de fidelização de clientes. Assim, perdem oportunidades valiosas de ultrapassar a concorrência e alcançar o sucesso.

Afinal, um cliente fiel é aquele que sempre lembra dos seus produtos como a primeira opção do mercado. Além disso, ele divulga sua marca para familiares e amigos, em um marketing espontâneo e orgânico.

Por falar em marketing, Philip Kotler, grande consultor da área, afirma que conquistar um consumidor novo custa entre cinco e sete vezes mais que manter um atual. Mas como fidelizar clientes? A seguir, nós separamos práticas importantíssimas que você não pode deixar de aplicar. Confira!

1. Ofereça uma experiência única de atendimento

Quem é mal atendido em algum lugar dificilmente volta a frequentá-lo, certo? E não falamos somente em ser de fato maltratado, mas também na desconsideração sentida pela pessoa.

Por isso, é essencial que desde o primeiro contato, seja por e-mail, rede social, telefone ou pessoalmente, o cliente receba um atendimento de excelência. Deixe de lado aquele discurso pronto e padrão que grande parte dos vendedores carrega.

Prefira um trato personalizado, no qual você estimula o diálogo indo além do simples contato comercial e de oferta de produtos. Um bom atendimento é o pontapé inicial para fechar uma venda e começar a jornada de fidelização de clientes.

2. Conheça a fundo seu público

Estratégias de marketing, vendas e retenção de clientes só funcionam quando sabemos exatamente quem está do outro lado. Portanto, procure conhecer o máximo possível sobre o seu público. Entenda questões como comportamento, expectativas e necessidades.

Ao captar o que o consumidor precisa, fica mais fácil explicar os motivos pelos quais o seu produto é a solução para todos os problemas. Anote tudo a respeito de cada cliente e sempre consulte essas informações ao se preparar para uma visita.

3. Seja transparente e flexível

Não há fidelidade sem confiança. Para isso, seja sempre sincero com o consumidor. Acredite: mais cedo ou mais tarde, ele descobrirá que a negociação não foi totalmente transparente. Isso é péssimo para o seu negócio e, além de perder um cliente, você pode ter a reputação manchada, deixando de angariar novos compradores.

Também é importante se manter preparado para ceder em determinados pontos. Ao conhecer seu público, certamente você descobrirá em quais pontos consegue ser flexível sem prejudicar o negócio. Isso faz com que o cliente perceba que está sendo ouvido e que você realmente demonstra interesse em resolver seus problemas.

4. Esteja presente no pós-venda

Um dos grandes erros que vendedores cometem é achar que o trabalho acabou após a venda. Continuar o relacionamento com o cliente depois do fim da negociação é fundamental para fidelizá-lo, pois a presença no pós-venda manifesta interesse no sucesso.

Com a intenção de manter contato frequente, telefonemas, e-mails e visitas devem ser feitas regularmente. O follow up de vendas é uma maneira bastante eficaz para solicitar feedbacks, medir o nível de satisfação, esclarecer possíveis dúvidas e, deste modo, moldar o negócio e a abordagem ideais.

Pronto para colocar as dicas em prática? Lembre-se de que é preciso que o consumidor perceba que você não está tentando empurrar um produto a ele, mas sim preocupado com sua satisfação e em atender suas necessidades. Trata-se da chave para a fidelização de clientes e, consequentemente, para o sucesso da marca!

Quer conhecer outras práticas para impulsionar suas vendas? Então assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre o tema!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!