4 cuidados com a solução nutritiva para hidroponia

O cultivo de plantas é uma atividade antiga. Esse procedimento é essencial para gerar alimentos e garantir o abastecimento das cidades. Dessa forma, as ferramentas e as técnicas utilizadas no plantio devem ser de muita qualidade e respeitar a natureza.

Com o passar dos anos, o espaço urbano e a demanda por alimentos cresceram. Com isso, a quantidade de terra disponível próxima aos centros urbanos mostrou-se insuficiente para atender essa busca. Por esses motivos, a hidroponia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois apresenta resultados surpreendentes e frutas e verduras nutritivas.

Esse conceito pode ser aplicado por qualquer pessoa, desde que certas questões sejam consideradas no planejamento, na execução e no acompanhamento dos trabalhos, como a solução nutritiva para hidroponia.

Com a leitura deste post, você vai descobrir mais sobre o assunto e ficará por dentro de 4 importantes cuidados que não podem ser deixados de lado. Confira a seguir!

Saiba o que é a hidroponia

Essa técnica consiste no cultivo protegido de plantas sem solo, no qual é utilizada uma solução balanceada, com água e todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável. É possível também fazer uso de um substrato não inerte, como o húmus.

Cada tipo de planta exige um sistema hidropônico diferente, considerando a estrutura de sustentação, o reservatório e o meio de contato entre as raízes e a solução.

De qualquer forma, é preciso realizar plantio em um ambiente protegido, como uma estufa, para assegurar a qualidade da produção agrícola em grande escala. Não se esqueça de que a simplicidade da estrutura permite a criação de uma pequena horta hidropônica em sua casa também.

As suas principais vantagens estão relacionadas à redução do consumo de água e à otimização do espaço de plantação. Segundo a Associação Brasileira de Hidroponia, o cultivo de alface e de outras hortaliças hidropônicas em 20 mil m² exige 10 mil litros de água por dia, enquanto o método tradicional consumiria 200 mil litros no mesmo período.

Tenha em mente também que não é preciso se preocupar com as temporadas de chuvas torrenciais ou estiagens. Em outras palavras, a hidroponia faz com que a plantação produza o ano inteiro, com qualidade, segurança e em qualquer ambiente que atenda às características de cada planta.

Isso acontece porque o produtor consegue controlar a quantidade exata de nutrientes, criando hortaliças e frutas mais resistentes e saudáveis, e diminuir o uso de agrotóxicos. Além disso, você evita o ataque de predadores e a incidência de intempéries climáticas.

Entenda alguns cuidados que a solução nutritiva para hidroponia requer

Todas as questões citadas acima só são alcançadas quando você respeita as exigências de cada vegetal. Assim, como na agricultura convencional, é preciso preparar-se para o manejo correto e assegurar a eficiência da solução nutritiva adotada. Ademais, você deve monitorar as características e os indicadores de desempenho abaixo:

1. Avaliação do nível de oxigênio

O oxigênio é um dos elementos químicos mais importantes para a vida na Terra — e não poderia ser diferente na solução nutritiva para hidroponia. Ele é utilizado na respiração aeróbica das plantas, portanto, o seu nível deve ser adequado à quantidade e ao tamanho das raízes.

A oxigenação pode ser realizada a partir da aplicação de ar comprimido na solução ou durante a sua circulação na volta ao reservatório.

2. Observação da condutividade elétrica

Esse fator determina a quantidade de íons livres na solução para hidroponia. Ou seja, quanto maior é a condutividade elétrica, maior também é a disponibilidade de nutrientes.

O aparelho utilizado para monitorá-la é o condutivímetro. Ele deve ser muito bem aplicado porque o valor nutricional da solução diminui conforme as plantas crescem. Nessas horas, é necessário trocar a solução, respeitando o estágio de crescimento dos vegetais. Em alguns casos, o excesso de nutrientes atrapalha o desenvolvimento ou provoca a morte da planta.

Ao utilizar o condutivímetro, saiba que as medidas ideais se encontram entre 1,5 a 3,5 milisiemens/cm, que equivale a 1.000 a 1.500 ppm de concentração total de íons.

3. Verificação do pH da solução nutritiva

O pH indica o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. Em resumo, quanto menor é o pH, maior é a concentração de íons H+ e menor é a concentração de íons OH-. Substâncias com pH entre 0 e 7 são ácidas. Já aquelas que têm pH igual a 7 são neutras, e valores acima de 7 indicam o caráter básico da solução.

Conhecer esses números é importante, pois as plantas não conseguem sobreviver em um ambiente com pH abaixo de 3,5. Isso quer dizer que a solução nutritiva para hidroponia deve respeitar essa característica. Lembre-se de que a situação ideal para o crescimento máximo se encontra entre pH 5,5 e 6,5.

O monitoramento do pH é uma atividade que não pode faltar em seu planejamento. À medida que os nutrientes são absorvidos, o pH da solução é alterado. O peagâmetro o ajuda a realizar o controle, por isso, sempre tenha esse equipamento por perto, a fim de medir a variação de valores diariamente.

4. Avaliação da temperatura

Por último, mas não menos importante, a temperatura da solução nutritiva para hidroponia não pode ser esquecida. É recomendado mantê-la entre 25º C e 28º C. Contudo, fique atento ao tipo de cultivo empregado e ajuste esse valor com mais precisão.

Determinar a temperatura errada pode atrapalhar o desenvolvimento correto das plantas, já que, quanto maior é o seu valor, pior é a dissolução de oxigênio. Como consequência disso, a taxa de fotossíntese é reduzida e o vegetal pode ficar estressado, criando brechas para a ação de patógenos oportunistas.

Ao ler este post, você entendeu mais sobre a importância do cultivo hidropônico em nosso país. Essa metodologia otimiza o consumo de água na agricultura e proporciona a plantação de culturas durante todo o ano. Além de tudo, é possível cultivar vegetais e hortaliças com mais eficiência em áreas reduzidas.

Nessas horas, é muito importante respeitar os 4 cuidados com a solução nutritiva para hidroponia citados, a fim de alcançar resultados positivos.

E então, qual é a sua opinião sobre o assunto? Como ele pode melhorar a sua produção? Conte-nos no espaço de comentários abaixo!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!