3 formas de como tirar mancha de tinta do porcelanato

Você sabe como tirar mancha de tinta do porcelanato? A pintura, uma das últimas etapas da obra, pode respingar ou danificar os pisos já instalados, portanto, além das medidas preventivas, é importante saber como limpar as superfícies no caso de acidentes!

Desde que seja feita a manutenção adequada, porcelanato é o tipo de material que apresenta ótima durabilidade. Por isso, neste post, trazemos 3 dicas imperdíveis para limpar o porcelanato sem danificar. Continue a leitura e confira!

1. Escolha um produto de limpeza adequado

O produto utilizado poderá variar de acordo com o acabamento do porcelanato aplicado e também com o tipo de tinta que originou a mancha. Lembre que os porcelanatos polidos são menos resistentes. Os pisos com acabamento rústico ou acetinado possuem uma camada de esmalte que assegura maior resistência.

Independentemente do acabamento ou do tipo de tinta que ocasionou a mancha, não utilize produtos abrasivos para limpeza, na medida em que tais materiais podem riscar ou comprometer a porosidade do piso, o que consequentemente o tornará mais suscetível às manchas.

2. Utilize solvente orgânico

Para remover as manchas, opte por solventes de tinta como tinner ou aguarrás, que atuam adequadamente nas tintas com base acrílica, plástica ou óleo.

Não use os solventes diretamente na superfície do porcelanato. Dilua os materiais em água, aplique sobre as manchas utilizando flanela ou pano de algodão e, logo após, enxágue o local de aplicação.

Os solventes auxiliam na remoção das manchas, mas caso não sejam aplicados adequadamente, podem danificar o piso. Portanto, observe atentamente as orientações de diluição fornecidas pelo fabricante.

3. Aplique produtos com solução alcalina

Os detergentes neutros são uma ótima opção para remover manchas de tintas à base de água. Atente-se à escolha do produto, pois os detergentes utilizados para lavagem de louça podem ser muito abrasivos para o piso.

O produto também deve ser diluído antes do seu uso. A proporção mais comum é uma colher de detergente dissolvida em cinco litros de água. Espalhe o produto diluído sobre a superfície a limpar, enxágue com um pano úmido e finalize a limpeza com um pano seco.

Outra opção é o saponáceo cremoso ou líquido. Porém, fique atento para que o produto não contenha grãos que poderão riscar o piso. A diluição indicada é uma colher de saponáceo para cada litro de água, seguindo as mesmas orientações de aplicação do detergente.

Além disso, é pertinente lembrar que a primeira limpeza após a finalização da obra é a mais importante, uma vez que tanto pode assegurar que o piso mantenha suas características de resistência quanto pode danificar o material. Então, certifique-se de que a equipe de limpeza utilize os produtos adequados, não abrasivos e que não comprometam a porosidade do piso em questão.

Se possível, proteja a área com porcelanato antes de iniciar a pintura do ambiente, utilizando lonas e fitas para proteção. Mas, se ainda assim houver algum acidente, siga nossas dicas para remover as manchas sem danificar o piso.

Gostou de saber como tirar mancha de tinta do porcelanato? Deixe um comentário no post e compartilhe conosco suas dúvidas e experiências, tanto na limpeza pós-obra quanto na manutenção cotidiana dos pisos!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!