3 dicas para evitar infiltrações na sua obra

Infiltração é uma palavra que dá muitas dores de cabeça aos proprietários de imóveis. Afinal, água dentro de casa traz prejuízos estruturais, desconforto e até doenças.

Nesse caso, vale a máxima “melhor prevenir do que remediar”. Você sabe quais cuidados deve ter na execução de uma obra para impedir esse incômodo?

Aprenda a evitar infiltrações na sua obra com as dicas que preparamos no post de hoje. Acompanhe!

1. Entenda como a infiltração surge

A infiltração pode ocorrer de baixo para cima — comprometendo o piso e as paredes —, de fora para dentro — atingindo as paredes e o teto —, ou por meio de problemas no encanamento. No entanto, antes de quebrar uma parede ou o piso, é preciso identificar a localização exata do problema. Uma forma de descobrir é pela aparência:

  • superfície manchada, amarelada ou com mofo;
  • área molhada ou úmida;
  • piso estufado;
  • teto cedendo;
  • estrutura esfarelando;
  • revestimento soltando.

A umidade em excesso facilita a proliferação de fungos e bactérias, o que prejudica a salubridade dos ambientes. Se algum morador tiver alergias ou problemas respiratórios, o prejuízo é ainda maior. Por isso, o projeto de impermeabilização é indispensável. Ele será o responsável por manter a moradia seca e livre de infiltrações.

2. Conheça as causas mais comuns e suas soluções

Capilaridade

Um dos lugares mais atingidos com o problema é a fundação. Sabe aquele rodapé esverdeado? Ele é um sinal de que algo está errado. Isso ocorre por causa de um fenômeno chamado capilaridade. Isto é, a capacidade que a água tem de subir pela estrutura (terra e parede) caso esteja em contato direto com o solo úmido.

Para evitar a umidade por capilaridade deve-se realizar um isolamento entre os baldrames (vigas da fundação) e as paredes. Além das argamassas impermeabilizantes, é recomendável inserir drenos — como brita ou geotêxtil.

Intemperismo

Acontece de acordo com as condições climáticas. Por isso, a fachada deve ser construída com blocos de baixo potencial de movimentação interna, para evitar o surgimento de fissuras.

Outra medida preventiva são os sistemas de pintura que formam uma película impermeável. Isso também vale para a fachada da face sul, que recebe menor incidência do sol, mas tende a ficar mais úmida durante a chuva.

Condensação

Esse fenômeno ocorre quando há vapor nos ambientes internos, como cozinhas e banheiros. Para resolver o problema, é possível usar esquadrias, que permitem uma ventilação maior e auxiliam na retirada do excesso de vapor gerado nesses lugares.

3. Entenda como a lona auxilia na impermeabilização

A lona é um dos materiais impermeáveis que oferecem o melhor custo-benefício e garantem o isolamento necessário para evitar a passagem indesejável de líquidos e vapores.

A sua principal função é isolar o contrapiso da umidade do solo, criando uma barreira de estanqueidade para as fundações. O tipo mais adequado para este caso são as lonas pretas, fabricadas com matéria-prima plástica de baixa densidade e materiais recicláveis, com, pelo menos, 20 micra.

Além da impermeabilidade e do valor econômico, a lona é um material indicado para construções graças à sua diversidade de aplicações. Como tem grande resistência, ela pode ser utilizada até na proteção de encostas, evitando desmoronamentos de terra.

O mercado disponibiliza lonas em diversos tamanhos e cores. Em caso de sobra de material, você não terá prejuízos, pois o item também funciona em outras etapas da construção: proteção de pisos durante a pintura, forração de fachadas, sinalização de área de risco e cobertura de materiais e de telhados.

De fato, a umidade é uma grande vilã das edificações, pois degrada os revestimentos e diminui a vida útil do imóvel. No entanto, seguindo as nossas dicas, é possível evitar infiltrações e manter sua obra com aspecto saudável.

Gostou das orientações deste texto? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas dicas!

 

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!